sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O SILÊNCIO DE DILMA!!!!!!!!




Yoani critica ‘silêncio’ de Dilma sobre direitos humanos em Cuba



Publicado em 22/02/2013 | Folhapress
A blogueira e ativista cubana Yoani Sánchez cobrou ontem do governo Dilma Rousseff um “posicionamento mais enérgico” e “duro” ao abordar o tema de direitos humanos com o governo de Raúl Castro. “Tem faltado dureza ou franqueza na hora de falar do tema de direitos humanos na ilha [Cuba]. Tem havido silêncios demais. Os povos não esquecem”, afirmou Yoani, que participou na manhã de ontem, na capital paulista, de uma conversa com jornalistas e leitores do jornal O Estado de S. Paulo.

No Brasil desde segunda-feira, em sua primeira viagem internacional em nove anos, Yoani se transformou num tema de embates entre manifestantes e parlamentares pró e contra a ditadura comunista de Cuba, provocando protestos e situações de tensão. “É a multiplicação por dez do que eu esperava”, disse, sobre a repercussão da visita feita à Bahia, a primeira escala no país, e ao Congresso, anteontem.




Sobre os protestos, ela disse ter se surpreendido com “a virulência e a repetição” das manifestações e criticou os que impediram a exibição do filme Conexão Cuba – Honduras, do cineasta baiano Dado Galvão, na segunda-feira, em Feira de Santana (BA). “Impedir as pessoas de falar não é democracia nem pluralidade. É fanatismo.”



Em todos os compromissos do dia, a ativista foi questionada sobre o futuro de Cuba e os alcances das reformas econômicas de Raúl Castro. Quanto à ausência de levantes ou protestos populares na ilha, ela atribuiu a situação ao envelhecimento da população e ao interesse dos jovens insatisfeitos de imigrar para fora da ilha e não de mudar o sistema. “A maioria dos meus compatriotas prefere mostrar sua valentia enfrentando tubarões no estreito da Flórida do que enfrentar repressores nas ruas”, disse.

De: Quero meu País de volta - Texto de Celso Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário