quinta-feira, 2 de maio de 2013

VERBAS PARA A EDUCAÇÃO



A presidente Dilma Rousseff encaminhou nesta quinta-feira ao Congresso Nacional projeto de lei que trata da destinação de royalties do petróleo para a área de educação. O despacho foi publicado em uma edição extraordinária do Diário Oficial da União de quinta-feira, dois dias depois de o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), ter se antecipado e sancionado lei estadual que direciona os recursos pernambucanos dos royalties para educação. Campos é visto dentro do Palácio do Planalto como um potencial concorrente de Dilma nas eleições do ano que vem.

"À propósito do discurso da presidente em 1º de maio, Dilma sabe que o pre-sal não existe ou, não se pode achar que ele vai “salvar a pátria”. 

Sabe que foi uma boa “jogada” de Lula, para dar ao povo a ilusão de que ele iria salvar o Brasil, resolvendo todos os problemas financeiros. Mas Dilma é muito experta, sabe que com esse assunto dos “royalties” ela tira muitas vantagens no Congresso e nos estados e sabe, melhor do que ninguém, que esses governadores nunca vão ver dinheiro de “royalties” porque haverá muito pouco. 
Primeiro porque é muito difícil e não temos know –how nem recursos para explorar o pre-sal, a Petrobrás está “quebrada”. 
Segundo porque, por motivos ideológicos o Brasil não fará muitas concessões para empresas privadas explorá-lo. 

Mas Dilma “fatura” também o pre-sal na educação. Como educação é assunto de muita repercussão junto ao eleitorado, a presidente sai à luta para defender “royalties para a educação”. E assim, de mansinho ela vai avançando, com a assessoria do Ministro de Marketing e fazendo sua campanha para 2014, literalmente, continua “enrolando” o povão."


Os aspas se referem a um texto de meu amigo Fábio Figueiredo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário