sexta-feira, 31 de maio de 2013

= OS CLEPTOCRATAS =



Cleptocracia significa, literalmente, “Estado governado por ladrões”. A expressão qualifica um tipo de administração pública na qual decisões extremamente parciais beneficiam aqueles que detêm em suas mãos o poder político, o que significa dizer que durante seu exercício a riqueza extraída da população através de impostos, taxas e contribuições, é desviada para os bolsos dos governantes por meio de programas, leis e projetos ilógicos ou inviáveis.

Já se disse que a cleptocracia é um infortúnio que o cidadão comum, seja por burrice ou desleixo, acomodação ou desinteresse, conivência ou qualquer outro motivo, permite que aconteça no meio em que mora. O que me leva à conclusão de que a lógica embutida na frase “cada povo tem o governo que merece” é indiscutível.

Existem quatro formas através das quais os cleptocratas tentam manter-se no poder: 
1 - desarmando o povo e armando-se eles, e fazendo-se rodear de cúmplices, agentes astuciosos; 
 2 - redistribuindo pelo povo, de forma malabarista, uma parte do tributo recebido, criando nas pessoas uma falsa sensação de felicidade (Bolsa família); 
3 - usando o monopólio das armas e da guerra, de forma a ter força para manter a ordem pública e o controle da violência; 
4 - Controlando a mídia e, se possível, as redes sociais.

No Brasil, a corrupção está espalhada pelos diferentes setores e níveis da atividade política, seja no executivo, no legislativo e no judiciário, do nível federal ao nível municipal. Faz parte também do comportamento das empresas privadas que trabalham para o governo em obras e serviços, ou que dele dependem para o exercício de suas atividades.

O exemplo começa pelo Governo Federal, facilitando e permitindo os desvios dos recursos públicos, as manobras, o enriquecimento ilícito...! Até aqui, publicado por esse Blog e de minha autoria, em 31/05/2013.

No presente momento, o Brasil é uma república presidencialista oligárquica com tendências socialistas autoritárias.

E se considerarmos que a corrupção política não é punida no Brasil, principalmente quando se trata de agentes políticos, e que a corrupção está presente massivamente em todos os níveis de governo; o Brasil só pode ser classificado como uma Cleptocracia, enfim: uma oligarquia na qual os bandidos se assenhoraram dos recursos e dos cargos representativos da nação.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cleptocracia
http://www.mundoeducacao.com.br/politica/cleptocracia.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário