quinta-feira, 13 de junho de 2013

ARRECADA MUITO - INVESTE MAL






DIREITOS SOCIAIS:

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. Constituição Federal,Emenda Constitucional nº 64, de 2010.

Os tributos pagos por cada cidadão são destinados aos investimentos em saúde, educação, segurança, logística etc. Porém, de acordo com o presidente do IBPT, João Eloi Olenike, levando em conta o retorno obtido pelos serviços públicos, cada pessoa trabalharia nove meses por ano para pagar impostos. A explicação é que, para obter um serviço de qualidade os brasileiros acabam pagando mais para instituições privadas, como para os planos de saúde, por exemplo, para usufruir de um serviço mais qualificado e com garantia de atendimento.

De acordo com pesquisa realizada pelo IBPT, o Brasil tem o pior retorno em serviço público entre as 30 nações com a maior alta carga tributária do mundo. Já a Austrália, seguida dos Estados Unidos, da Coreia do Sul e do Japão, são os que melhor aplicam seus tributos, devolvendo aos contribuintes em melhoria na qualidade de vida. O Brasil fica atrás, inclusive, de países da América do Sul, como Uruguai e Argentina.
O resultado deste estudo confirma a afirmação de que o nosso País arrecada muito e investe mal.


A maioria das escolas enfrenta um caos generalizado, que varia desde a qualidade dos programas educacionais, passando pela estrutura física dos prédios e acabando no descaso de professores despreparados para a função de educar.

O sistema educacional brasileiro está à beira de um caos. Assim como a saúde, segurança, logística, etc. E digo isso com uma convicção que abala até os mais otimistas. 
Pense num país que se prepara para investir bilhões de reais em obras para sediar uma Copa do Mundo e uma Olimpíada (com orçamentos milionários e por isso sigilosos), mas que não investe quase nada na educação. Isso sem falar da saúde, da segurança, do saneamento básico ou em outros segmentos da infraestrutura nacional tão importantes. 

Um comentário:

  1. O povo brasileiro não sabe exatamente, a imensa carga que paga, muitos pensam que só os mais ricos é quem contribui.

    ResponderExcluir