sexta-feira, 5 de julho de 2013

ACABARAM ATÉ COM A PETROBRÁS!






"O petróleo foi, é e continuará sendo por um longo tempo uma commoditie valiosíssima. Através do petróleo, inúmeros compostos podem ser obtidos, compostos estes que são utilizados para os mais diversos fins industriais. Um deles, e talvez o principal, é a obtenção de combustível. Um país soberano que possua fontes significativas de petróleo terá um grande trunfo em favor de sua economia.

Entretanto, alguns países conseguem a proeza de transformar até mesmo petróleo em prejuízo. Antes de falarmos do Brasil, falemos de nossos amigos "bolivarianistas" venezuelanos. 
A Venezuela estatizou todo o setor petrolífero, transformando estes conglomerados na atual estatal petrolífera venezuelana, a PDVSA (Petróleos de Venezuela SA). De lá para cá, o setor perdeu poder, o valor e o volume de produção diminuíram e a Venezuela foi obrigada a conceder a uma petrolífera estatal russa (Rosneft) grande parte do mercado nacional (40% do total),

No Brasil, a Petrobras segue o mesmo caminho. Já com um prejuízo estimado em torno de 7.39 bilhões de reais em relação à Receita Federal e uma queda de 36% no lucro, a empresa enfrenta um de seus piores momentos. A dívida total supera largamente este valor. A estatal foi impedida de fazer exportações -importações por conta de suas pendências e irregularidades financeiras. 
A Petrobras mantém o registro contínuo da queda de suas ações.

Agora, as parcerias com as empresas fruto das miragens do recém iniciado em processo de falência Eike Batista com o propósito da viabilidade de utilização de portos e canais de escoamento, sendo a principal delas a OGX (mais um dos elefantes brancos de Eike) sugam ainda mais dinheiro do contribuinte, e do pseudo banco social BNDES, que injetam dinheiro em uma parceria duvidosa e já entravada.

O governo petista consegue completar para o seu quadro de feitos históricos a proeza de transformar uma das empresas com maior potencial operativo e com um dos valores de mercado mais altos em um prejuízo enorme, que corre o risco extremamente provável de ruir. 

No Brasil, até mesmo o petróleo que cai nas mãos dos vermelhos consegue ser transformado em regresso, dívida e prejuízo, e não em dinheiro, investimentos reais e retornos significativos para a população. O único retorno mais notável ao cidadão brasileiro, entretanto, continua sendo o preço absurdo do combustível."


Contribuição de um amigo que prefere ficar anônimo!





Nenhum comentário:

Postar um comentário