quinta-feira, 31 de outubro de 2013

= VIVA O BNDES ...VIVA O PT! =




Na VEJA.com:
"A endividada petroleira OGX, do empresário Eike Batista, entrou nesta quarta-feira com o maior pedido de recuperação judicial da história corporativa da América Latina, num passo que já era esperado para tentar evitar a falência. O pedido de recuperação – feito na 4ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro – tornou-se a única alternativa para a companhia depois que fracassaram as negociações com detentores de 3,6 bilhões de dólares em bônus no exterior para uma reestruturação da dívida. A companhia declarou dívida consolidada de 11,2 bilhões de reais no pedido de recuperação judicial e disse que não tem qualquer endividamento bancário nem créditos com garantias reais, segundo documento obtido pela agência Reuters.

O pedido de recuperação da OGX marca mais um capítulo no desmantelamento do que já foi um império industrial, com ativos de energia, mineração e infraestrutura, entre outros, do grupo “X”. O fracasso da campanha exploratória da OGX, antes considerada o ativo mais precioso do Grupo EBX, contaminou as outras empresas de Eike."


Comentários:

Uma questão muito pouco abordada pela imprensa e, claro, também pela oposição ao governo do PT é o tamanho do prejuízo do BNDES no seu envolvimento com as empresas do Eike Batista. Como se sabe, o BNDES emprestou uma quantidade vultosa de recursos a tais empresas (deve-se estar sempre ciente que tais empréstimos são com juros subsidiados). Além disso, o BNDES também adquiriu ações da OGX (tais ações nada valem atualmente). Afinal, qual o montante do prejuízo do BNDES? Ou melhor: qual o montante do prejuízo do povo brasileiro? A amizade entre Lula e Eike Batista não deve ter sido mera coincidência. Aliás, o Eike chegou a contratar o Lula como lobista.

Eike brincou de grande empresário; com tanto dinheiro fácil vindo do BNDES, parecia mole mole usar a dinheirama pra atrair mais grana e uma grande pirâmide se ergueria; tal qual o governo brasileiro que encontrando uma situação internacional propícia, foi com tudo em suas promessas mirabolantes, tipo transposição do São Francisco, trem bala, coisas que antigamente eram conhecidas como obras faraônicas; o “grande” empresário, que afinal, não estava com essa bola toda, puro gogó, vê-se agora num beco sem saída e apela pra tudo; se brincar, ainda vai querer mais bolsa BNDES pra se safar dessa enrascada; agora, imaginá-lo pobretão, nunca, né!?; nem seu grande sócio oculto que anda sorrateiramente por aí, querendo transparecer não ter nada a ver com a paçoca, nem com a Rose.



Nenhum comentário:

Postar um comentário