quinta-feira, 28 de maio de 2015

PT EM CRISE DE IDENTIDADE!


Os escândalos de corrupção, as contradições entre discurso e prática, as tentativas de adorar mais de um Deus (no caso Capeta) ao mesmo tempo, tudo isso fez com que o PT chegasse ao ponto de ter a própria sobrevivência questionada.

Os militantes petistas encontram-se cada vez mais divididos, vivendo uma verdadeira crise de identidade. O PT enquanto partido, com suas defesas ideológicas, difere cada vez mais do PT governo, que adere ao pragmatismo e fisiologismo, usando do autoritarismo para obter mais poder.  
A cúpula poderosa do partido migrou seu discurso para o centro do espectro político-ideológico, descartando o lado mais radical do partido, que prega uma verdadeira revolução socialista.

Com isso, o PT de hoje difere bastante daquele imaginado por seus fundadores em 1980. Naquele tempo, reinava um romantismo utópico, e como não havia o compromisso com a governabilidade, propostas irreais ocupavam a agenda do partido. Havia uma recusa petista em ampliar suas alianças nos primeiros anos, para não corromper seus ideais. 
Pelo seu crescimento explosivo, assim como participação maior no governo, ocorreu uma oligarquização do partido, assim como uma quantidade enorme de alianças, que acabaram desconfigurando o PT. Ele ficou mais burocratizado, menos operário, e mais focado na pura obtenção de votos, adaptando o discurso de acordo com essa necessidade. O PT conta com enorme parcela de funcionários públicos dentro do seu quadro, e mais da metade recebe acima de 10 salários mínimos. Circula na internet uma definição interessante do que seria o partido (atribuída a Roberto Campos): “O PT é um partido orientado por intelectuais que estudam e não trabalham, formado por militantes que trabalham e não estudam, e comandado por sindicalistas que não estudam e nem trabalham”. 

O PT está totalmente desmoralizado e Lula é o líder máximo do PT.
Abre a bocarra para dizer asneiras, mesmo sabendo que não tem nenhuma credibilidade. A petralhada está abandonando o barco, são poucos os que não se incomodam com a pecha de ladrões de dinheiro público e Lula sabe disso, e tenta em vão se reerguer das cinzas.


Pilantras  como Lula não devem ser esquecidos, tem que ser lembrados para que nunca mais alguém tenha a audácia de vir como “salvador”, destruindo tudo e todos com seu projeto nefasto de poder.


REAGE BRASIL!

Fontes: Rodrigo Constantino na Revista Veja.

Um comentário: